quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

REALMENTE, NÃO DÁ MAIS!


“QUANDO NÃO DÁ MAIS”
Saudades de “Minha Terra”...
- Claro, pode parecer falsa nostalgia... mas ao que parece, cada dia me sinto mais piauiense (unionense, na verdade) e menos brasiliense... Que saudades daquela terra e daquela gente... e veja que só estou em minha terra natal há três dias... mas não aguento mais o estrago feito com o Evangelho do Salvador Jesus Cristo que tem sido difundido, propagado, disseminado e contaminado feito um câncer mortal no meio do povo da minha terra.
- A programação do rádio está simplesmente insuportável. Muda-se de uma emissora gospel para outra, muda-se o timbre de voz do apresentador mas, o conteúdo da pregação e o mesmo: triunfalismo; misticismo disfarçado de evangelho; superstições; cobiças e avarezas; e muito, mas muito ensinamento direcionando o povo à conquista desta terra em detrimento de uma eternidade sobre a qual nem se comenta.
- O título deste artigo é exatamente o mesmo de um livro recentemente lançado por um pregador de “sucesso” na mídia. Dentre outras heresias, ele lançou semana passada uma campanha de 12 semanas (disse DOZE) a cerca de... leiam a chamada para a tal campanha:
“As ministrações serão baseadas em 12 homens e mulheres da Bíblia que antes eram fracos e depois se tornaram fortes. Eram pobres e se tornaram ricos. Eram os menores e se tornaram os maiores. Doze homens e mulheres e muitos segredos”.
- Vejam, eu achava que nem haveria necessidade de comentar o teor dessa campanha. Mas, ainda assim, vamos lá.
1.       O apóstolo Paulo, “forte” perseguidos da Igreja e eventual grande líder do judaísmo em seus dias, considerando tudo aquilo como lixo, tudo largou para, fazendo-se fraquíssimo, seguir a Cristo. Ainda teve a ousadia de afirmar que era exatamente quando enfraquecia que se tornava forte (2ª Coríntios 12:10), e isso fazendo coro com o profeta Joel (3:10) num contexto em que os que se abstinham da guerra armada, transformando as armas em ferramentas, fracos, por isso é que eram feitos fortes. Portanto, em Cristo, quanto mais fracos segundo a carne, consequentemente segundo o mundo, mais fortes espiritualmente. O que certamente tal campanha não ensinará;
2.       Pobreza e riqueza, segundo os padrões desta terra, definitivamente não combinam com o Evangelho da Graça de Deus. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Nos é ensinado que para ganhar o céu temos de abrir mão do que seja desta terra. A perícope de Lucas (9:23-27) fala sobre o perder a vida para herdar a eternidade. Claro, nesse contexto, não há espaço para que se preserve qualquer bem material deste mundo, a não ser o pão cotidiano ensinado a que peçamos na oração do Pai Nosso. Assim, no Evangelho, a versão é o contrário do que a tal campanha promete, ou seja, que se torne pobre aquele que outrora fora rico;
3.       Mas, o terceiro item é de lascar. Se quanto aos dois primeiros ainda haja quem possa contraditar-me e defender o malfadado “evangelista” que criou essa bestialidade, quanto à instrução para que quem seja menor se torne maior ele simplesmente rasgou as Palavras de Jesus, quando afirmava “que aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande” (Lucas 9:48). O Senhor avisou que entre os homens da terra as coisas são assim (Lucas 22:25), ou seja, manda quem é grande. “Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (22:26).
- Não bastasse essa campanha e os insistentes clamores para que o povo adira à ela, a pidança de dinheiro por parte desse moço, com a pregação a cerca de um dízimo em moldes judaicos na ordem de 1/5 (um quinto), ou seja, 20% (isso mesmo, VINTE) são de dar vergonha até mesmo a quem jamais tenha posto os pés nas dependências dessa denominação.
- A coisa piora quando se tenta mudar de emissora de rádio, e depara-se com o por star que comanda a fatia maior dos apaixonados pela gospelizada mídia. Com frases de efeito que não surtem efeito algum, sem sentido sequer psicológico ou motivacional, que dirá espiritual, mas que, sabe-se lá como, agrega pessoas em torno de si, pessoas aos milhares vão engrossando os rolos de membros dessa denominação. Pra piorar, pessoas das quais se cogita haver alguma capacidade pensante, com formações superiores, empregos de destaque e salários exorbitantes apegam-se à esses homens na busca e prática de uma espiritualidade simplesmente sem espírito. Algo absurdamente inexplicável.
- Daí a saudade de meu Piauí... se meus irmãos desse amado estado nordestino me permitem assim chamar...
- Saudades do humilde vendedor de CD’s, com sua memória invejável... de donas de casa humildes, com pouquíssimo estudo mas com um senso crítico fenomenal... um pedreiro que se diz analfabeto mas que demonstra muito maior habilidade com as palavras, lidas ou ouvidas, do que alguns professores com os quais me relaciono... do cirurgião dentista que se orgulha da criação que teve por parte de uma dona de casa simples e um humilde pescador que conseguiu por os filhos negros na universidade em épocas que isso era quase inimaginável... do pequeno serralheiro que aprende com humildade todo dia... dentre outros tantos...
- Todas pessoas que, apesar do berço simples que tiveram, e da condição acadêmica que hoje têm, jamais seriam iludidos por esses tipos de pregadores, indo atrás de campanhas esdrúxulas nesses termos.
- Por essas e outras, sendo homem de criação entre duas granes cidades da região Centro Oeste (Brasília e Goiânia), me parece que por aqui já não tá mais tendo espaço para mim. Sinto-me como um peixe fora d’água. Um ET. Alguém que está indo contra a maioria... maioria essa que beira a totalidade. Só não atinge os 100% porque certamente Deus sempre manteve seus sete mil (entenda) fieis em algum lugar.
- Assim, engrossando o coro com o título do livro a cima citado, sem contudo me coadunar com o conteúdo de seu escrito, afirmo realmente “não dá mais”.
- Ora, vem Senhor Jesus. Maranata.

23 de janeiro de 2014
Pr. Walter


Um comentário:

  1. Pr. Walter, A PAZ DO SENHOR JESUS à você e a toda sua família! Considere-se na liberdade de ser um nordestino de Uniâo no Piauí. Sentimos falta de vocês! Sei que vamos à igreja buscar a Deus por Jesus Cristo, mas o insentivo de aprender cada vez mais sobre a Verdade( o que está escrito na Bíblia ), a instrução que recebemos para fortalecer o nosso espírito é de grande importância e isso você faz muito bem. Essa situação encontrada aí, de uma grande parte da população buscar a criação e deixar o Criador para trás, é uma realidade assustadora. É por isso que sempre devemos pedir a Deus que abra nossos "olhos e ouvidos espirituais" para sabermos distiguir se o que vemos e ouvimos vem realmente do Senhor Jesus. Aguardamos o retorno de vocês na Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém! Abraço à todos!

    ResponderExcluir